segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TEORIAS DO ENVELHECIMENTO

TEORIAS DO ENVELHECIMENTO

Todas as espécies envelhecem e sofrem alterações notáveis desde o nascimento até a morte. Os cientistas desenvolveram teorias tentando explicar a razão pela qual as pessoas envelhecem. Essas estão descritas logo abaixo:

TEORIA DO ENVELHECIMENTO PROGRAMADO

Esta teoria explica o envelhecimento unicamente através dos fatores genéticos. As células do organismo estão geneticamente programadas a morrer após um certo número de divisões celulares. Atingindo esse número seria desencadeado o processo de morte , cujo momento estaria ligada a idade biológica, variando assim entre as diversas espécies.
Á medida que as células morrem, os órgão começam apresentar um mau funcionamento, e finalmente não conseguem manter as funções biológicas necessárias para a manutenção da vida.


TEORIA DOS RADICAIS LIVRES

Atualmente é uma das teorias mais aceita. Foi criada em 1954, por Dr. Denham harmon, que propôs que as células envelhecem em consequência dos danos acumulativos devido as reações químicas que ocorrem no interior das células. Durante essas reações são produzidas toxinas chamadas de radicais livres.
Os radicais livres oxidam praticamente tudo e tem a capacidade de gerar novos radicais. Esses destroem enzimas e atacam as células, causando sérios danos estruturais, cuja consequência será seu mau funcionamento e morte.
Uma vez que os radicais resultam de um processo de oxidação, fornecer ao organismo anti - oxidantes é a melhor formar de atenuar os efeitos dos radicais livres. O principal anti - oxidante endógeno é a melatonina, produzida pela glândula pineal durante o sono. As vitaminas C e E são importantes também, mas são consideradas anti - oxidantes exógenos. Esta teoria é assegura pelas inúmeras evidências científicas que os radicais livres estão praticamente envolvidos em todas as doenças típicas da idade, como: arteriosclerose, doenças coronárias, a catarata, o cancro, a hipertensão, doenças neurodegenerativas, entre outras.



Nenhum comentário:

Links Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...