quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mecanismo de Ação da Nefropatia Diabética

Nefropatia Diabética.


A nefropatia diabética (ND) é uma complicação crônica microvascular frequente no Diabetes Mellitus. A ND acomete cerca de 40% dos pacientes diabéticos, sendo a principal causa de insuficiência renal em pacientes que ingressam em programas de diálise.

MECANISMO DE AÇÃO DA NEFROPATIA DIABÉTICA.






Uma pessoa com Diabetes Mellitus apresenta excesso de glicose no sangue, este quadro leva ao surgimento de 4 fatores:
Glicotoxidade direta: O excesso de glicose atua sobre as células endoteliais e as células mesangiais dos capilares do glomérulo, fazendo com que essas células produzam mais matriz extracelular.

Formação de AGES ( Produtos finais da glicosilação avançada): Esses irão se ligar aos macrófagos que vão reagir liberando um fator de crescimento que promove a produção de colágeno e células mesangiais que leva a oclusão de diversos vasos.

Redução do glicosaminoglicano: Esse atua como uma barreira seletiva na membrana basal, selecionando as moléculas que irão ser filtradas por sua eletronegatividade, sendo assim, quando ocorre sua redução, sua eletronegatividade e barreira seletiva diminuí, permitindo uma liberação inicial de albumina na urina, chamando - se de microalbuminúria.

Aumento da angiotensina II: Seu aumento no meio intra - glomerular leva a inibição da colagenase permitindo o acúmulo de colágeno, além disso, promove o aumento da síntese mesangial, aumentando a quantidade de células mesangiais.

Esses quatros fatores levam a lesão do endotélio, alteração da forma da célula endotelial e aumento das células mesangiais. Essas alterações causam inicialmente um aumento da filtração por causa do aumento de sua superfície e do volume luminal. Depois, com o aumento da proliferação mesangial, ocorre uma diminuição da filtração, ao mesmo tempo, aumentam os poros da membrana basal, permitindo a passagem de Microalbuminúrias e proteinúrias na urina, essa disfunção renal que leva a liberação de proteínas na urina é chamada de Nefropatia Diabética.

Nenhum comentário:

Links Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...