sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Alongamento


Os exercícios de flexibilidade muscular estão entre os mais comumente utilizados na reabilitação e na prática esportiva. Normalmente os seus objetivos incluem reduzir os riscos de lesões, minimizar a dor muscular tardia e melhorar o desempenho muscular geral.Contrariamente, a perda da flexibilidade muscular é revelada pela redução da capacidade de um músculo deformar-se, resultando numa redução da ADM. Particularmente na área da reabilitação, a flexibilidade dos músculos isquiotibiais é importante no equilíbrio postural, na manutenção completa da ADM do joelho e do quadril, na prevenção de lesões e na otimização da função musculoesquelética.
O alongamento produz uma resposta reflexa - mediada pelo fuso muscular - que aumentaria a resistência contrátil do músculo, particularmente nos extremos do movimento. Esse aumento na resistência, durante as manobras clínicas, restringiria a flexibilidade dos tecidos e, por conseguinte, a eficiência da intervenção. Essa resposta reflexa tem sido demonstrada em diversos estudos, mas a sua contribuição relativa no aumento da resistência muscular permanece incerta. Por outro lado, o componente viscoelástico do músculo tem sido apontado como um fator mecânico que limita o alongamento passivo e ativo dos tecidos contráteis e elásticos, alterando assim a ADM e o torque gerado.


Referência: BRASILEIRO J. S, FARIA A. F, QUEIROZ L. L. Influência do resfriamento e do aquecimento local na flexibilidade dos músculos isquiotibiais. Rev. bras. Fisioter; São Carlos, v. 11, n. 1, p. 57-61, jan./fev., 2007.

Espero que vocês tenham gostado, fiquem a vontade para comentarem , mandar sugestões e fazer pedidos. Beijos:)

Nenhum comentário:

Links Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...