domingo, 14 de abril de 2013

Resumo de neurofuncional parte 2


Parte 2

Lesão do córtex

Traz comprometimento parcial da motricidade e da sensibilidade, além disso, ocorre comprometimento de funções cefálicas específicas.
As afasias, agnosias...
Quando a lesão ocorre no córtex, a hemiplegia ou paresia é desproporcionada e incompleta.

Lesão da cápsula interna
Completa e proporcionada.
Pois a uma condensação das fibras em uma área pequena levando a uma hemiplegia completa e proporcionada.

Lesões do mesencéfalo
Proporcionada e completa, quando juntamente ocorre lesão nos nervos cranianos, será alternada. Pode ocorrer síndrome de Weber, tendo como sintomas uma hemiplegia completa e proporcionada no lado contralateral à lesão e na face homolateral, vai apresentar ptose palpebral, midríase, desvio lateral do globo ocular.
O sintoma homolateral a lesão ocorreram porque foi atingido o núcleo do nervo oculomotor que já é neurônio motor inferior, ou seja, essas fibras não cruzam no nível da decussação das pirâmides.
O sintoma contralateral ocorre devido a lesão do neurônio motor sup. Que cruzam a nível da decussação das pirâmides.

Lesões pontina
 Promove hemiplegia proporcionada e completa, para ela ser completa se ocorrer acima do núcleo do nervo facial.

Nervo Trigêmio: controle do movimento da mastigação
Facial: sensibilidade gustativa 2/3 ant. da língua, motricidade dos músculos da face.
Vestíbulo coclear: labirinto (sensibilidade relacionado ao equilíbrio) e audição.
Abducente: responsável pelo desvio lateral do olho ( reto lateral )

Bulbo:
Hemiplegia incompleta e proporcionada, contralateral.
Glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso.
Glossofaríngeo: sensibilidade 1/3 post. da língua
Vago: inervação das cordas vocais/ disfonia
Acessório: motricidade geral do aparelho fonador, esternocleidomastoideo e trapézio.
Hipoglosso: motricidade da língua



Medula espinhal:

Lesão incompleta, lesão proporcionada quando atinge a nível cervical. 
Vias ascendentes: são responsáveis pelos estímulos sensitivos, na parte posterior da medula possui dois funículos posteriores cada um desses possui dois fascículos, grácil e o cuneiforme. O cuneiforme leva impulso do membro e tronco superior. Grácil leva impulso do tronco inferior e membro inferior.
Os impulsos que são levados são tato fino, pressão, vibração e propriocepção.
Coluna lateral da medula:
Tracto espino talâmico lateral; conduz a dor e a temperatura.
Coluna anterior:
Tracto Espino talâmico anterior; tato grosseiro

Receptores são que captam estímulos dos órgãos dos sentidos;
Especiais: audição, visão...
Gerais: distribuídos pelo corpo ou pelas vísceras. São divididos em exterorecptores, proprioceptores  e interoceptores. Os primeiros estão na superfície externa do corpo e captam dor, temperatura, tato e pressão. Segundo estão nos músculos, articulações, tendões, ligamento, eles captam a posição e a mudança na articulação. Interoceptores estão nas vísceras e capta mudança na pressão arterial, concentração de oxigênio...

Propedêutica
Exame neurológico.

Exame de estado mental diferencia uma doença neurológica de uma psiquiatra, identifica doenças psiquiátricas que estejam relacionadas com problemas neurológicos, identifica déficit neurológicos específicos.
Para identificar a doença faz anamnese, inspeção...
Classificação de estado de consciência:
Níveis consciência; alerta, confuso, letárgico,  torporoso, comatoso. Observa se o indivíduo tem síndrome de encarceramento geralmente na ponte, ele apresenta tetraplegia e anartria; vegetativo persistente lesão nos hemisférios cerebrais, alteração na cognição; morte cerebral, não tem atividade cerebral e tronco cerebral.

Respiração:
Padrão de cheyne- Stokes: lesão no diencéfalo.
hiperpnéia: lesão no mesencéfalo
apnêustica: lesão na ponte
Salva: lesão no bulbo alto e ponte inferior.
Atáxica: respiração descoordenada, lesão bulbar.

Avaliação da orientação e atenção
Testa a memória, cálculo, concentração.
Se a pessoa não responder sobre a orientação pode ter um lesão no frontal ou uma lesão intracraniana.

Mini exame de estado mental
Aplica em pessoas com suspeitas de demência, intoxicadas por drogas ou depressão.
Avalia a orientação, memória imediata, atenção, cálculo, evocação e linguagem.
Quando uma pessoa tem uma alta escolaridade é uma possível demência quando é menor que 24.
Quando a pessoa tem apenas ginásio é possível demência pontuação menor que 18
Quando é analfabeto, menor que 14.

Tipos de memória:
Sensorial: captada pelos órgãos do sentido
Imediata: Ouvidas nos últimos de 15 a 20 segundos
Recente:
Curto prazo- de 5 a 10 min
Longo prazo- mais que 30 min
Remota: retenção de informações importantes passadas do indivíduo.

Fala e linguagem
5 nervos cranianos participam da fala
Glossofaríngeo
Inerva o palato e a língua
Vago
Inerva as cordas vocais e o palato
Hipoglosso
Motricidade da língua
Trigêmeo
Músculos responsáveis pelo fechamento da mandíbula e ATM
Facial
Inerva o orbicular da boca

Distúrbio das falas
Disfonia: alteração no timbre e na intensidade da voz, roca e em falcete, lesão no nervo vago
Dislalia: distúrbio na articulação das palavras de origem não neurológica
Disartria: distúrbio na articulação das palavras de origem neurológica que pode ser periférica ou central. Na central pode ocorrer por lesão pseudo bulbar( voz explosiva e anasalada), cerebelar ( escandida), lesões extrapiramidais ( lenta e arrastada )
Alterações no ritmo da fala:
Taquilalia ( aceleração da fala), bradilalia ( lentidão na fala), gagueira.

Distúrbio de linguagem
Afasia de expressão ou de broca: quando não tem a capacidade de se expressar, vocabulário reduzido, fala automática preservada, escrita prejudicada.
Afasia de percepção ou de wernicke: dificuldade de entender escrita ou falada, distúrbio de pensamento e expressão simbólica. O paciente fala abundantemente, erros verbais e gramaticais, cria palavras novas.
Afasia nominativa: dificuldade em nomear objetos
Afasia total: dificuldade de entender e expressar, normalmente por lesão da carótida interna.
Afasia de condução: ocorre por lesão do fascículo arqueado que liga as duas áreas de broca e wernicke, preservação da fala e compreensão espontâneas, mas dificuldade ler em voz alta e ditado e copia.

Distúrbio de aquisição da linguagem:
Dislexia: reconhecem as letras os números, mas não conseguem formar as palavras.
Disgrafia: Dificuldade da escrita.

Agnosias: Dificuldade ou incapacidade de reconhecer objetos.
Tátil: não reconhece objetos pelo tato
Estereagnosia: não reconhece os objetos pelo tato, com olhos fechados.
Agrafestesia: não reconhecer na escrita na mão.
Ocorre por lesões no parietal contralateral

Auditiva:
Amusia: não reconhece música
Agnosia verbal: não reconhece a fala
Lesão nas áreas auditivas secundárias.

Visual
Reconhecer objetos e fisionomias.

Somatoagnosia:
Dificuldade de reconhecer partes do próprio corpo, lesão no lobo parietal direito, giro parietal inferior 39,40.

anosognosia: não reconhecer a doença,

Apraxias:
Alterações na capacidade gestual, sendo que os órgãos que executam os gestos estão intactos.
Ideomotora: consegue planejar, mas não consegue executar. Em algumas situações ele pode imitar.
Ideoativa: consegue executar, mas não consegue planejar. Só consegue em etapas.
                                                               
Exames para agnosia dá um objeto para reconhecer, pode escrever uma letra ou número na mão.
Pedi para reconhecer figuras, sons e pedi para tocar partes do corpo com o contralateral.

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