segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Resumo de anticorpos ou imunoglobulinas

Anticorpos ou imunoglobulinas


Anticorpos ou imunoglobulinas são glicoproteínas globulares produzidas por plasmócitos a parti de uma estimulação antigênica.
Classes:
IgM – Pentamerico -  encontrado no sangue
IgG- Monoméricos
IgA- Dimérico- Não é encontrado no sangue/ Pentamérico – encontrado no sangue.
IgE- Monoméricos
IgD- Monomero- não é encontrado no sangue

Funções biológicas dos Anticorpos

O IgM é o anticorpo (Ac) de maior peso molecular. É um pentâmero e apresenta PTN que estabiliza este pentâmero, chamada de cadeia J, que é a cadeia de junção.
Os monômeros são ligados entre si por pontes de sulfato. Este Ac é o primeiro a ser produzido na doença aguda ou doença ativa, ou seja, ele é considerado o Ac da fase aguda da doença.
Protege o indivíduo sistemicamente sendo encontrado no espaço intravascular.
Esta imunoglobulina ativa fortemente o sistema complemento da via clássica é uma potente opsonina. É um receptor de célula B porém como um monômero e não com pentâmero.

IgG este anticorpo é um monômero, o único que atravessa a placenta, conferindo imunidade temporária ao feto.
É o anticorpo da fase crônica da doença, além disso, confere a cicatriz sorológica (memória humoral conferida por anticorpos da classe IgG). Somente o IgG confere cicatriz sorológica e atravessa a placenta.  Anticorpos de fase crônica, boa opsonina, ativa o sistema complemento e é considerada uma potente antitoxina, pode ser encontrada no espaço intra e extra vascular.

IgA pode ser monomérica, encontrada no soro e no plasma. Essa não tem uma função biológica expressiva, porém ela pode está associada à algumas doenças, como por exemplo a glomerulonefrite.
A dimérica apresenta uma estrutura de junção, chamada de cadeia J que é uma proteína produzida pelos plasmócitos especializadas em produzirem a IgA dimérica. Estes plasmócitos, são encontrados nas mucosas e através de estímulos das mucosas eles produzem a IgA dimérica. Ao produzirem a IgA dimérica. Os plasmócitos secretam essa IgA nas mucosas e essas moléculas atravessam as células epiteliais de mucosa.

IgE este Ac  monômero está envolvido na proteção contra helmintos e envolvidos em processos alérgicos e inflamatórios e células fagocíticas ou não fagocíticas tais como:


Eosinófilos          
                     Apresentam alta afinidade com a fração Fc do Ac.
Basófilos              

Mastócitos



Nenhum comentário:

Links Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...