sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Formação da urina


RESUMO: FORMAÇÃO DA URINA


Na cápsula de Bowman, o líquido filtrado segue para o túbulo proximal e depois para a alça do néfron, um segmento que penetra na medula e que possui a forma de um grampo de cabelo, e que retorna para o córtex. A alça de Henle é dividida em dois ramos, um ramo descendete, no qual o líquido flui para a medula, e um ramo ascendente, em que o líquido flui de volta para o córtex.
O fluido que deixa a alça de Henle entra no túbulo distal. Como o túbulo renal se torce e se dobra novamente sobre si mesmo de forma que o túbulo distal passe entre as arteríolas aferentes e eferentes. Esta região é conhecida como aparelho justaglomerular. A proximidade do túbulo e das arteríolas permite que ocorra uma comunicação parácrina entre as estruturas, sendo um aspecto- chave para a auto – regulação renal.
Os túbulos distais de até oito néfrons são drenados para um único tubo maior denominado ducto coletor. Ductos coletores passam do córtex  através da medula e são drenados para a pelve renal. Da pelve renal, o líquido filtrado e modificado, agora denominado urina, vai para o ureter e é excretado.
Fonte: Fisiologia Humana, 2010.


Nenhum comentário:

Links Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...